quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Crianças mais Sustentáveis


Aproveitando o mês das crianças, que tal saber algumas dicas para educação ambiental de seus filhos, atitudes realizadas na infância pode transformar-los em futuros defensores do meio ambiente.





A consultora de meio ambiente Joanna Yarrow, em seu livro “Como combater o aquecimento global”, sugere cinco ações que podem ajudar a educar as crianças com uma educação ambiental maior. 

Trabalho em equipe: peça ajuda do seu filho para executar uma tarefa sustentável em casa. Ele pode, por exemplo, ficar responsável por cuidar dos aparelhos elétricos, vendo se estão fora da tomada quando não estão sendo usados e desligando o que for necessário. É uma maneira de ensinar esses hábitos. A família também pode se unir para executar uma ação junta, como por exemplo, arrumar um cômodo e separar objetos sem uso para doação.

Jardim: incentive atividades no jardim. Entrar em contato com a terra é importante para que a criança entenda os ciclos da vida. Além disso, vocês podem plantar pequenos alimentos para a família, como alface, ervas ou pequenas frutas, como o morango.

Culinária: receitas mais simples podem facilmente serem feitas por crianças com supervisão de adultos. Esse momento é importante para que a criança entenda mais sobre a alimentação e sobre como os alimentos são preparados.


Transporte alternativo para a escola: quando morarem perto da escola, tente fazer o caminho à pé com as crianças, ou de bicicleta. É um momento para conhecerem a vizinhança e entrarem em contato com a cidade.

Brincar sem brinquedos: brinquedos podem ser coloridos e divertidos, mas brincar sem eles pode ser uma nova experiência para a criança, muito mais criativa e inventiva. Tente incentivar esses momentos, propondo até mesmo brincadeiras ao ar livre.




Fonte: atitudesustentavel.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário