Sucesso em São Paulo
Sustentabilidade. Programa que oferece novo meio de transporte para alunos da rede municipal de ensino No total, foram investidos mais de R$ 3 milhões
Alunos seguem em grupo nas bicicletas de bambu (Foto: Lilian Borges/Divulgação) |
“Olha a bicicleta de bambu do CEU!”, grita a molecada do bairro Parque
Boa Esperança, em São Paulo (SP). A “magrela”, que está ajudando alunos
do Centro Educacional Unificado (CEU) São Mateus, no Parque Boa
Esperança, na zona leste de São Paulo, a se locomoverem entre a casa e a
escola, é fruto do programa Escolas de Bicicletas, da Secretaria
Municipal de Educação.
Com investimento de R$ 3,1 milhões na implantação e R$ 1,4 milhão por ano para manutenção, o projeto forma bicicletas e também ciclistas. Os equipamentos são produzidos com bambu para estimular a produção sustentável na primeira fábrica instalada no CEU Jardim Paulistano, e a escola ensina desde noções de equilíbrio até regras de trânsito e manutenção das bicicletas.
Segundo a secretaria, as bikes são customizadas e o projeto tem como base a proposta do dinamarquês Mikael Colville-Andersen, que criou o conceito Copenhagezine na tentativa de fazer com que cidades de todo o mundo fossem mais amigáveis com os ciclistas. Mikael, que é especialista em mobilidade urbana, é consultor do trabalho no Brasil e acredita que o programa vai inspirar outras cidades. “Não é uma questão de tirar todos os carros da rua, mas de promover o retorno das bicicletas, pela saúde das crianças, para transformar as comunidades em lugares melhores para se viver”, afirma.
Com investimento de R$ 3,1 milhões na implantação e R$ 1,4 milhão por ano para manutenção, o projeto forma bicicletas e também ciclistas. Os equipamentos são produzidos com bambu para estimular a produção sustentável na primeira fábrica instalada no CEU Jardim Paulistano, e a escola ensina desde noções de equilíbrio até regras de trânsito e manutenção das bicicletas.
Segundo a secretaria, as bikes são customizadas e o projeto tem como base a proposta do dinamarquês Mikael Colville-Andersen, que criou o conceito Copenhagezine na tentativa de fazer com que cidades de todo o mundo fossem mais amigáveis com os ciclistas. Mikael, que é especialista em mobilidade urbana, é consultor do trabalho no Brasil e acredita que o programa vai inspirar outras cidades. “Não é uma questão de tirar todos os carros da rua, mas de promover o retorno das bicicletas, pela saúde das crianças, para transformar as comunidades em lugares melhores para se viver”, afirma.
Equipamento é fabricado no CEU Jardim Paulistano (Foto: Lilian Borges/Divulgação) |
Fonte: estadao.com.br
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