quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Descarte no local correto!




Pilhas, baterias de celulares, lâmpadas fluorescentes e outros produtos prejudiciais ao meio ambiente, devem ser descartados no lixo de forma correta e sustentável. Estes itens são considerados tóxicos e, além de prejudicarem a natureza, podem causar danos aos seres humanos como: tosse, dores no peito, falta de ar e até problemas neurológicos e câncer. Confira a baixo dicas sobre sua destinação.
 
Pilhas e baterias
Para combater o impacto negativo, no meio ambiente e seres humanos, do descarte de pilhas e baterias, foram criadas leis que obrigam os fabricantes e comerciantes a aceitarem estes materiais (principalmente por conterem o tóxico mercúrio, prejudicial a saúde), mesmo que usados, para o descarte adequado. Para entregá-los basta consultar a embalagem e levá-los a um revendedor ou aos postos de recolhimento.
Muitas farmácias, bancos (como o Banco Real), e supermercados, recolhem pilhas e baterias. No site do Ministério do Meio Ambiente, há uma lista disponível dos postos de recolhimento de pilhas e baterias.

Lâmpadas fluorescentes
Processos realizados em locais especializados são responsáveis por retirar o mercúrio das lâmpadas fluorescentes, eliminando a possibilidade de contaminações ambientais e intoxicações humanas. Até por isso, o descarte deve ser bem feito, procurando quais os lugares certos, isolando o material em caso de quebra e avisando sobre o conteúdo entregue.
Não deixe que este material seja levado para aterros comuns! Muitas embalagens deste tipo de lâmpada avisam se o produto é reciclável. Para achar locais que aceitam lâmpadas fluorescentes, você pode acessar a sessão busca no site Postos de Reciclagem.

Óleo de cozinha
Um litro de óleo despejado no esgoto polui cerca de um milhão de litros de água, o equivalente ao que uma pessoa consome em 14 anos de vida, além de provocar a impermeabilização dos leitos e terrenos próximos, contribuindo para a ocorrência de enchentes. Este material, quando reciclado, também pode ser utilizado na fabricação de tintas, sabão, detergentes e biodiesel.
Para fazer o descarte correto, basta armazená-lo em garrafas de plástico e procurar postos de coleta. O Instituto Akatu conta com uma lista nacional de postos de coleta de óleo usado, você também pode aproveitar a dica que foi dada aqui no blog de como trasnformar óleo de cozinha em sabão ecológico.


Fonte: Ambiente HSW/ Ecyle/ Revista Super Interessante

Nenhum comentário:

Postar um comentário