quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Você conhece a URE?

São José dos Campos busca novas alternativas na recuperação de energia.


 
A cidade de São José dos Campos já é referência nacional no tratamento de resíduos sólidos, com um trabalho de educação para o consumo focado em "Reduzir, Reutilizar e Reciclar". O aterro da cidade ainda conta com um centro de triagem de lixo da coleta seletiva, que processa 50 toneladas por dia e separa mais de 24 itens, como, por exemplo, vidro, plástico,metal e papelão.

 


Mesmo assim, com todo este trabalho, que vem apresentando ótimos resultados, a prefeitura procura novas alternativas pois não é todo o lixo que pode ser reciclado. Se o volume de resíduos continuar neste nível, ou pior, aumentar mais, a previsão é que a vida útil do aterro se esgote antes 12 anos previstos. É por isto que a cidade se antecipou em busca de soluções sustentáveis, já que no município não existem outras áreas para a construção de novos aterros. 

Um ponto importante é que a Usina de Recuperação Energética será desenvolvida a partir de uma parceria público-privada, o que significa que o município não vai ter novos gastos diretos.

A cidade só tem a ganhar, já que a cada ano de operação da usina será gerada energia equivalente, por exemplo, ao necessário para abastecer a iluminação pública da cidade por dois anos.

Além disso, o objetivo é mudar o conceito no traramento de resíduos sólidos, aumentar ainda mais o índice de reciclagem e reduzir a emissão da poluição produzida pelo aterro atual. 


clique aqui para saber mais sobre o projeto URE


Fonte: www.sjc.sp.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário